top of page

10 romances da década de 1990 (Parte 2)

6. Enquanto você dormia (1995)

Foto: Adoro Cinema


Uma funcionária do metrô está apaixonada por um dos passageiros, mas tem um problema: ela nunca falou com ele.


Lucy (Sandra Bullock) é uma mulher solitária que nutre um amor platônico por Peter (Peter Gallagher), um passageiro normal do metrô de Chicago. Um dia ele sofre uma tentativa de assalto e acaba inconsciente na plataforma da estação. Lucy o ajuda e o acompanha até o hospital. Enquanto Peter está em coma, ela vai visitá-lo, mas por conta de alguns mal-entendidos, a família de Peter acredita que ela é sua noiva e situação piora quando ela começa se aproximar de Jack, o irmão de seu suposto noivo.


"Enquanto você dormia" dirigido por Jon Turteltaub. É um romance leve e delicado, no qual acompanhamos o conflito de Lucy, que tem que escolher entre ficar com seu príncipe encantado e viver um amor idealizado ou ficar com a pessoa por quem se apaixonou e viver amor real.



7. Romeu + Julieta (1996)

Foto: Pinterest

Duas famílias rivais e um amor proibido… Você conhece essa clássica obra de Shakespeare, mas e se Romeu e Julieta vivessem na década 1990?


Julieta Capuleto (Claire Danes) precisa se casar com Paris (Paul Rudd), o filho do governador, para ajudar aos investimentos do pai, mas em ao conhecer Romeu Montéquio (Leonardo DiCaprio) em um baile de máscaras, eles se apaixonam. Só que tem um problema, os Capuletos e os Montéquio se odeiam e disputam poder em Verona Beach.

Na adaptação dessa trágica história de amor criada por Shakespeare. O diretor Baz Luhrmann introduz o casal há uma época mais recente, porém mesmo com cenários diferentes e as espadas serem trocadas por armas o diretor consegue manter a essência da obra original.


8. O casamento do meu melhor amigo (1997)

Foto: Pinterest

Eles prometeram que se casariam se ainda estivessem solteiros quando completassem 30 anos. Bem, ele vai se casar, mas com outra.


Quando recebe um convite para o casamento de seu melhor amigo Michael (Dermot Mulroney), Julianne (Julia Roberts) descobre que está apaixonada por ele. Ao compreender seus sentimentos, ela decide conquistá-lo de qualquer forma e para isso precisará da ajuda de seu amigo gay, George (Rupert Everett). Quando viaja até o local do casamento, descobre que a noiva de Michael, Kimberly (Cameron Diaz) a escolheu para ser sua madrinha de casamento. Apesar disso, Julianne seguirá com seus planos para destruir o futuro casal.


Dirigido por P. J. Hogan "O casamento do meu melhor amigo", tem uma história que consegue ser engraçada, romântica e emocionante e isso é reforçado com admiráveis atuações e uma trilha sonora encantadora. O longa tem um final que foge do esperado "felizes para sempre", tornando o desfecho do filme mais realista do que a maioria das comédias românticas.


9. Shakespeare apaixonado (1998)

Foto: Pinterest

Já ouviu falar que a vida imita a arte? Bem, esse é o conceito que envolve o filme Shakespeare apaixonado.


1593. Londres. O ainda jovem Will Shakespeare (Joseph Fiennes) está escrevendo uma nova peça teatral, porém não importa o quanto tente, ele não consegue expressar suas palavras no papel. Will percebe que está sofrendo de um bloqueio criativo. Até que conhece e se apaixona por Lady Viola (Gwyneth Paltrow), a filha de um rico comerciante que sonha em fazer parte de peças de teatro, em uma época que somente homens podiam ser atores. Ela se torna sua musa e o amor dos dois é a inspiração para "Romeu e Julieta". Mas esse amor tem os dias contados, já que Viola foi prometida em casamento para outro homem.

"Shakespeare apaixonado", dirigido por John Madden é um filme bastante premido, ganhador de 7 Oscars. É interessante e empolgante ver como a trágica história de Romeu e Julieta foi criada através do romance que o próprio Shakespeare vive no longa. Entretanto, o filme divide opiniões, e classificá-lo como bom ou ruim varia do gosto pessoal de cada um. Então não custa reservar duas horas do seu dia para assistir e avaliá-lo de acordo com seus interesses.


10. 10 Coisas que eu odeio em você (1999)

Foto: Pinterest

Ela quer sair com os garotos da escola, mas seu pai só permite que ela namore se sua irmã mais velha namore também. E agora o que fazer?

E mais uma vez Shakespeare aparece nessa lista. Dirigido por Gil Junger, essa é mais uma adaptação de uma obra shakespeariana, porém essa é a vez da obra “Megera domada”. No longa, o mais novo aluno Cameron (Joseph Gordon-Levitt), está apaixonado por Bianca Stratford (Larisa Oleynik), uma das garotas mais populares da escola. Quando decide chama-la para sair, ele descobre que o pai de Bianca (Larry Miller), estabeleceu uma regra. Bianca só pode ter encontros, se sua irmã, Katharina (Julia Stiles), também tiver. Mas problema é: Kat é extremamente anti-social e não deixa nenhum garoto chegar perto dela. Então, Cameron contrata Patrick Verona (Heath Ledger), o bad boy da escola, para conquistar o coração de Kat.


bottom of page